top of page

 

 

 

Odontokay Prime Kids

​​Oferecemos um atendimento especializado em crianças, bebês e adolescentes. Acompanhando seu filho desde a sua gestação, com os cuidados específicos no pré-natal odontológico. Logo que o bebê nasce, ele terá acompanhamento com foco na prevenção, para evitar futuros problemas.
Em nosso consultório de odontopediatria são realizadas a primeira consulta do bebê com orientações de saúde bucal infantil às mães, visitas periódicas das crianças ao odontopediatra, teste da linguinha, ortopedia funcional dos maxilares e ortodontia infantil.
   A PRIMEIRA VISITA DO BEBÊ AO DENTISTA

 

Nos primeiros meses, quando os dentes ainda não nasceram, não há necessidade de limpeza da gengiva, principalmente se o bebê estiver realizando aleitamento materno – o que garante proteção bucal. Mas se a mamãe quiser limpar a boca do bebê em caso de refluxo, por exemplo, pode-se realizar a higienização uma vez ao dia com gaze enrolada no dedo e soro ou água filtrada.

 

A limpeza verdadeira somente precisará ser feita quando o primeiro dentinho despontar na cavidade bucal, em média, entre 6 e 8 meses. Estudos mostram que as escovas dentais são melhores do que as dedeiras de silicone, pois os dentes da frente já passam a acumular bactérias que aumentam o risco de cárie. A escova irá também massagear a gengiva para aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos dentes.

 

É nesse período em que se oriente a usar mordedor de gel resfriado na geladeira. Ao ser mordido pelo bebê, o frio irá “anestesiar” sua gengiva e amenizar o incômodo. Essas recomendações muitas vezes são esquecidas pelo pediatra, mas o odontopediatra não deixa escapar. É importante saber também que febres e diarreias não estão diretamente relacionadas ao nascimento dos dentes. Por isso, caso aconteçam, procure um médico.

Mas, tão importante quanto essa limpeza, é a chance dos pais receberem do odontopediatra diversas orientações sobre a higiene bucal e os hábitos prejudiciais. Em alguns casos, há necessidade do bebê recém-nascido, com poucos dias de vida, visitar o especialista para, por exemplo, resolver alterações de freio lingual (que interfere no aleitamento materno), dentes que nascem antes do tempo, cistos, dentre outros problemas.

 

De acordo com estudos atuais, o uso de creme dental com flúor na quantidade de 1.000 ou 1.100 ppm é indicado e seguro desde o primeiro dentinho, desde que na quantidade adequada: o equivalente a meio grão de arroz até um aninho de idade, mas a frequência diária depende do risco de cárie, que é avaliada pelo odontopediatra.

O controle do uso de creme dental é importante, pois ingerir flúor em excesso não é saudável para os dentinhos. Ao longo do tempo, o flúor absorvido pelo organismo pode fazer com que os dentes permanentes nasçam com manchas. Portanto, a pasta sem flúor pode ser uma alternativa no cuidado diário da criança pela babá e/ou enviada à escola, por não ser possível fazer o controle apropriado.

 

FONTE: ATELIÊ ORAL KIDS

 
CRIANÇAS

 

As idas regulares ao dentista fazem parte da manutenção preventiva. Afinal, além de aprenderem a forma correta da higienização, o dentista está sempre atento a pequenas alterações que possam colocar em risco a saúde bucal dos pequenos.

Para ampliar ainda mais esse controle, realizamos uma análise do Diário de Dieta da criança. Durante três dias, pais e cuidadores anotam tudo o que o filho comeu e bebeu, com seus respectivos horários.

A partir desse registro, o profissional avalia a chance da criança desenvolver cárie, ou seja, em que situação a dieta é capaz de provocar essa doença. Sabe-se que alimentação desequilibrada, com excesso de carboidrato e de açúcar, estimula a formação de placa bacteriana.

Com essas informações em mãos, o odontopediatra sugere os possíveis erros alimentares relacionados à cárie e, eventualmente, encaminha a criança ao nutricionista. Uma das orientações é acrescentar, por exemplo, o consumo de frutas fibrosas que agem como autolimpantes dos dentes.

 

bottom of page